Grêmio pode alcançar feito que não consegue há 56 anos
O Gauchão de 2024 pode ir para a linha do tempo gremista como uma nova reviravolta histórica. O Grêmio, neste sábado (20), às 16h30min, contra o Caxias, inicia uma jornada de busca pela ampliação da hegemonia que se firmou desde 2018 com seis títulos consecutivos. Neste ano, o clube tem a oportunidade de alcançar o heptacampeonato, façanha que só alcançou uma vez em 1968.
O estadual funciona também como uma sequência positiva para o Grêmio, após cair para a segunda divisão em 2021. Com a retomada à elite do futebol brasileiro, ficou com o vice-campeonato nacional no ano passado, dois pontos atrás do líder Palmeiras. Agora, classificado para a Libertadores, o grupo continua em busca de reforços, sobretudo um centroavante, posição que até recentemente abrigava a maior estrela do elenco, Luís Suárez.
O que esperar do Grêmio em 2024?
Até o momento, foram três reforços confirmados: o volante Dodi, o atacante Soteldo e o goleiro Marchesín. Para as próximas rodadas, a direção assegura que usará a força máxima disponível, ou seja, aqueles jogadores em melhor condição física.
Sobre a necessidade de reforços para a temporada, o presidente Alberto Guerra afirma que a palavra para 2024 é “continuidade”. Ele acredita que as contratações devem ser pontuais e que a busca por “quantidade” se deu na reestruturação do grupo realizada entre 2022 e 2023.
Apesar de ser cobrado pela torcida pela qualificação do elenco, o dirigente confia na temporada, começando pelo estadual. Ele acredita que o time está em um caminho positivo, pensando no clube a médio e longo prazo. E de acordo com ele, com alguns reforços, o Grêmio se tornará ainda mais competitivo.
O Grêmio conquistou o único heptacampeonato estadual da sua história há mais de 50 anos. Isso fez parte de uma era dominada pelo Grêmio, com 12 conquistas em 13 anos. Agora, o clube busca repetir essa façanha e consolidar ainda mais sua hegemonia no Gauchão.